Dezembro 28, 2017

SMART, PURE e CLEAR

SMART, PURE e CLEAR

  • Qual o seu objetivo de vida?
  • O que tenho de fazer para conseguir concretizar o objetivo de vida?
  • Quando atingir o objetivo, como se sentirá?

Para ter sucesso na vida, terá que definir, em primeiro lugar, o que realmente quer para si –  esclarecer o objetivo (circunscrevendo-o bem),  para que seja congruente com os seus valores pessoais; este terá que ser algo que o faça querer sentir/ter a ambição de prosseguir, independentemente dos desafios que possa encontrar pelo caminho:  para isso, terá quer ter um motivo para a ação, isto é, motivação, foco, clareza, persistência e fé, para o realizar, tendo sempre presente que “É isto que eu vou fazer e nunca vou recuar. Jamais voltarei atrás.” (Albuquerque, 2017).

O que tem de fazer para ter sempre presente o seu objetivo, sem contar, obviamente, com as provas com que se irá deparar?

É muito importante ter sempre presente (e em mente) a autossugestão, pois trata-se de um principio, com base na repetição de pequenas frases, que irá facilitar a gravação do seu objetivo no subconsciente; exemplos disso podem ser frases como “é isto que eu quero”, “eu vou conseguir isto”, “eu sou capaz”, “eu tenho poder”, “eu posso fazer tudo”, “hoje nada me vai prejudicar, porque eu estou em perfeita harmonia com a energia do universo, para conseguir realizar o planeado.”

Realizada essa etapa, parta para a ação, desenhando um plano, a curto, médio e longo prazo – só assim permite assegurar que avança de forma controlada e que consegue visualizar, periodicamente, a realização do mesmo, em etapas (o mais importante é ser exigente consigo próprio, para a concretização do que planeou, ao longo do tempo).

Com a materialização do seu objetivo, irá sentir-se uma pessoa realizada e de sucesso, tanto na vida pessoal, como profissional. Nesse sentido, estudos mostram que as pessoas com objetivos definidos são, geralmente, mais felizes, mais motivadas, têm melhor desempenho e andam mais satisfeitas, em relação àquelas que não o fazem.

Definir um objetivo ajuda a ter foco, motivação, ser persistente, definir intenção, criar prioridades nas vidas pessoais e profissionais, visto que “Cada um de nós cria a sua própria realidade, através dos valores que tem, das crenças que tem, dos objetivos que estabelece e do caminho que toma para os concretizar.” (João, 2011)

Complementando a aplicação da autossugestão, a prática da visualização é uma forma eficaz de conseguir estabelecer e concretizar o objetivo, tendo sempre como referência a importância de o definir, de uma forma ‘SMART, PURE e CLEAR’ (‘Inteligente, Puro e Claro’).

Assim sendo, segundo Napoleon Hill, uma pessoa com o objetivo de vida bem definido atrairá pessoas que se harmonizem com a sua filosofia de vida e isso ajudá-la-á a concretizar o mesmo, pois “O que quer que a mente possa acreditar, a mente pode realizar”  (Hill, 2017)

“Nunca diga ao mundo que consegue fazer, mostre!”
(Hill, 2017)

Recomendação bibliográfica
Albuquerque, J. (2017). A Filosofia do SUCESSO – Momentos de sabedoria! TOPBOOKS.
Archer, J. (2015). Seja o seu próprio Coach – Como assumir o controlo e alcançar os seus sonhos mais arrojados. SELF – Desenvolvimento Pessoal.
Hill, N. (2017). A Lei do Sucesso. Lua de Papel.
João, M. (2011). COACHING – Um guia essencial ao sucesso do coach, do gestor e de quem quer ser ainda mais feliz. Alcochete: Nexo Editora.

0 Comments

Leave A Comment

Deixar uma resposta