Dezembro 13, 2017

CHA – Fator de Sucesso nas Pessoas

CHA – Fator de Sucesso nas Pessoas

Segundo avaliação científica, no âmbito da área de gestão de desenvolvimento de competências, o fator de sucesso nas pessoas tem como base três dimensões – Conhecimento, habilidade e atitude (CHA).

Assim sendo, para que um individuo consiga atingir sucesso, na sua vida pessoal e profissional, é fundamental que reflita sobre a importância do desenvolvimento das suas competências, associadas às dimensões que fazem parte do CHA.

Então, como desenvolver o CHA?

As competências associadas ao CHA são identificadas e desenvolvidas (no individuo), no âmbito do processo em Coaching – este processo irá ajudá-lo a desenvolver as capacidades, por forma a promover o seu aperfeiçoamento ou a sua inclusão no CHA, sendo que este conjunto de características combinadas pode trazer grande vantagem competitiva para o mesmo, nas empresas, para que tenha oportunidade de provar a sua performance, dentro do espaço empresarial.

Fatores de sucesso das pessoas

Figura 1

Como ilustra o gráfico (figura 1), a performance do individuo tem relação proporcional com os fatores de sucesso das pessoas, a saber: conhecimento, habilidade e atitude; por conseguinte, a quantificação, monitorização do valor, competência das pessoas (V) está relacionada com os fatores de sucesso das mesmas, a partir da relação matemática entre as variáveis do CHA.

Uma dose de conhecimento (C) teórico/prático, obtido em contexto formal ou informal, colocado em prática, de forma repetida, promove, por sua vez, o desenvolvimento das habilidades (H) e a atitude (A) do querer fazer, tendo em conta a postura e o comportamento diante da habilidade.

De uma forma global, dizemos que os profissionais de sucesso têm 15% de conhecimento, 25% de habilidades e 60% de atitudes. Isto não é, de todo, desvalorizar o conhecimento, pois ele é fundamental: o que podemos dizer é que é, sem dúvida, a base para podermos, com a atitude, colocá-lo em prática e, assim, conseguirmos prosperar na vida.

Recomendação bibliográfica

HILL, NAPOLEON. (2006). Pense e fique rico. Alfragide: Lua de Papel.

0 Comments

Leave A Comment

Deixar uma resposta